Alarmes quanto ao uso indevido de informações pessoais de usuários por aplicativos são comumente apresentados na mídia. Isso porque a privacidade dos dados é algo crucial para usuários, principalmente tendo em vista a quantidade enorme de elementos que são guardados pelo seu celular.
Por exemplo, considere as senhas de aplicativos, e-mail, internet banking e outros. Ainda, considere os aplicativos que são desbloqueados com reconhecimento facial ou biométrico, as imagens e outros tipos de informações como essas. Todas elas podem ser consideradas delicadas e, caso caiam nas mãos erradas, podem causar grandes estragos, não é mesmo?
Assim, são necessários cuidados com os aplicativos que são instalados no seu celular e, também, com as permissões que são dadas a eles. Para ajudar você a aumentar ainda mais a privacidade de dados do seu smartphone separamos umas dicas especiais abaixo. Continue lendo e confira!
O Compara Plano têm planos de internet 4G para você acessar a internet quando e onde quiser. Conheça: comparaplano.com.br!
Privacidade de dados novamente é alvo de discussão após sucesso do FaceApp
O FaceApp fez sucesso na metade desse ano entre usuários do mundo todo. O aplicativo, pertencente a uma empresa russa, faz uso de inteligência artificial para transformar fotos do rosto dos indivíduos. Assim, ele fazia simulações de idade, troca de gênero e outros.
Contudo, foi esse mesmo aplicativo que levantou novamente a discussão sobre a privacidade de dados e o exagero das ferramentas em colher dados dos usuários. Ele não só tinha a capacidade de aliciar dados, como também faz uso de uma importante ferramenta: o rosto do usuário e a sua identificação.
Considerações sobre o uso de biometria facial para desbloqueio de dados foram feitas. Afinal, o que garante que o aplicativo não faria a venda desses dados para outros usuários mal intencionados? Com isso, diversas informações poderiam ser colocadas em perigo, de forma que muitos passaram a buscar formas de melhorar a proteção dos seus dados.
Pensando nisso separamos algumas dicas de como é possível se proteger contra a ação exagerada de aplicativos que colocam a privacidade de dados em xeque.
Permissões de acesso
Os aplicativos quando instalados e utilizados geralmente requerem ao usuário a permissão ao acesso de alguns tipos de dados e informações presentes no celular. Nesse sentido, muitas vezes as permissões são utilizadas de modo malicioso e é uma forma comum de ação de hackers!
Por isso, é necessário ter cuidado em relação às permissões que são concedidas aos aplicativos para que a privacidade de dados seja resguardada.
São dois os cuidados principais. Em primeiro lugar, considere quais tipos de permissões estão sendo requisitadas. Um aplicativo de receitas, por exemplo, não tem porque ter acesso às suas informações de contatos, por exemplo.
Portanto, sempre pense em qual é o objetivo do uso do aplicativo e se o acesso pedido por ele faz algum sentido nesse cenário.
O segundo ponto relevante na questão de privacidade de dados nas permissões de acesso dos aplicativos é referente a quais são os tipos aplicativos instalados. Ferramentas com milhões de usuários e popularidade alta têm menos chances de ação maliciosa de colhimento de informações de forma indevida. Por outro lado, aplicativos novos e com poucos usuários têm mais tendência a agir de forma desleal e com uso indevido das informações.
Portanto, caso esteja desconfiando de um aplicativo e das permissões requisitadas por ele, desinstale-o do seu dispositivo e procure outro que parece ter maior grau de confiabilidade.
Por fim, ressalta-se que conforme dados divulgados pelo Google em relação aos aplicativos que são excluídos periodicamente de sua loja de apps, a grande maioria das ferramentas identificadas como maliciosas são destinadas às edições de foto. Assim, tenha cuidado ao fazer uso desse tipo de aplicativo e considere as dicas acima.
Rastreamento por navegador põe em risco a privacidade de dados
As páginas que são acessadas pelo navegador da internet geralmente fazem uso de Cookies. Eles são responsáveis por colher informações como localização e interesses e a partir disso criar um perfil do usuário, geralmente utilizado para a segmentação de publicidades.
Os sites, aliás, têm comunicado o usuário sobre a presença de cookies, o que decorre da lei de proteção de dados que entrou recentemente em vigor. Contudo, alguns sites vão além e transpassam a barreira considerada tolerável de utilização de informações.
Nesses casos o melhor é se fazer é sair de uma página ao considerá-la nociva ou perigosa e buscar o conteúdo em outros sites mais conceituados.
Localização de fotografias
A configuração padrão dos celulares pode colocar a privacidade de dados do usuário em perigo em relação à câmera e ao GPS. Isso porque as fotos e registros de imagens realizados guardam a localização onde foram feitos.
Embora isso não pareça perigoso, considere todos os aplicativos que possuem autorização de acesso à sua galeria de fotos. Com essa permissão eles podem analisar a sua localização exata.
Assim, considere desabilitar a localização das suas fotos nas configurações da câmera. Dessa maneira, a privacidade dos seus dados de localização são protegidos e você pode usar o seu smartphone com maior tranqüilidade!